O que significa ser Presbiteriano?

Sua origem remonta ao século XVI com a Reforma Calvinista ocorrida na Europa, mais exatamente, na Suíça.
Diferentemente da Reforma Religiosa Alemã com Martinho Lutero, que queria restabelecer a Igreja aos princípios da Palavra de Deus, na Suíça, João Calvino entendia que não basta reformar a Igreja. É preciso recuperar e resgatar o ser humano dos seus erros e falhas para que ocorra uma transformação social e, assim, a Igreja volte aos seus princípios.
Calvino iniciou uma reforma social em Genebra que se estendeu, posteriormente, para todo o mundo.
Presbiterianismo, visto desta forma, ao invés de ser um sistema meramente religioso torna-se um sistema de governo e disciplina pessoal, orientando a formação e a conduta do ser humano. Exigirá de cada cidadão uma participação social coerente e correta em benefício de toda a coletividade.
No Brasil a presença do presbiterianismo é muito antiga. Em 10 de novembro de 1555 desembarcou no Rio de Janeiro uma expedição francesa comandada pelo almirante Nicolas Durand de Villegaignon. Por motivos políticos, em 1560 esse enclave francês em solo luso-brasileiro chegou ao seu final.
No século 17, entre 1630 e 1654 reformadores holandeses estabeleceram-se no Nordeste do Brasil, destacando-se entre tantos, Mauricio de Nassau. Também falhou por motivos políticos.
No dia 12 de agosto de 1859 (portanto, século XIX), desembarca no porto do Rio de Janeiro, oriundo dos Estados Unidos da América, o missionário Ashbel Green Simonton.
O seu curto trabalho será marcado pelo surgimento de colégios e hospitais evangélicos. Ele está movido pela visão original do presbiterianismo.
Ainda hoje encontramos vários daqueles estabelecimentos em pleno funcionamento.
Citamos, particularmente, a Escola Americana, na cidade de Campinas; a Universidade Mackenzie, no coração de São Paulo; o Hospital Evangélico em Sorocaba; Hospital Evangélico em Londrina (referência mundial em medicina nuclear); o Hospital Evangélico de Curitiba, além de muitos outros.

Então o Colégio Presbiteriano é somente para os Presbiterianos?
Não!
O Colégio atende ao município em geral e a todos os municípios adjacentes. Acolhemos todas as classes sociais, independente do credo religioso professado.
Católicos, evangélicos, enfim, todos que buscam e querem oferecer um ensino completo e adequado aos seus filhos encontrarão no Colégio Presbiteriano de Tatuí essa modalidade de ensino.
Aliás, o Sistema Mackenzie de Ensino obedece às orientações do MEC - Ministério da Educação e Cultura, mas estende o programa para mais além, visando preparar os educandos para uma vida profissional e pessoal vitoriosa, onde as exigências de mercado de trabalho são maiores e mais específicas; onde a exigência de mão de obra especializada e conhecimentos abrangentes são requeridos.
A metodologia oferecida supera os demais sistemas concorrentes.
Seus filhos serão formados desde a mais tenra idade visando galgar posições de destaque tanto na vida socioafetiva quanto profissional.

Venha nos visitar!
Estamos aguardando você para podermos esclarecer as dúvidas porventura ainda existentes sobre quem somos e como agimos na educação e formação de nossos alunos.

Estamos localizados na Avenida Monsenhor Silvestre Murari, 90, na Vila Dr. Laurindo. Se preferir marque entrevista pelos telefones:

(15) 3251-9645 ou (15) 3259-7765.