VESTIBULAR

Com planejamento e organização, é possível estudar tudo, apostando em um método que se adapte ao seu ritmo.

Ficar horas sentado diante dos livros, deixando de fazer o que mais gosta, pode ser desanimador. Por isso, o interesse é a primeira condição para um bom aprendizado. Não duvide: se você não estiver realmente determinado a ingressar na universidade, o esforço será cansativo e inútil. 

Nada melhor para ganhar interesse e motivação do que ter um projeto de vida. Caso você ainda não tenha um, comece investigando o que você poderá fazer depois de ver seu nome no listão. Assim, o vestibular ganhará a importância que merece: ele é só um concurso, um conjunto de provas que você já fez tantas vezes. 

A quantidade de matéria - sobretudo para quem começa o semestre em cursos intensivos - , assusta, mas não pode atrapalhar. Com planejamento e organização, é possível estudar tudo, apostando em um método que se adapte ao seu ritmo de vida. Em caso de dúvida, confira alguns procedimentos que já foram testados por estudantes e defina o seu. 

Quando estudar
- Com a ajuda de um calendário, calcule quanto tempo você terá de estudo até as provas. Em seguida, marque compromissos pessoais e descubra todos os horários vagos, sem abrir mão de atividades físicas e aulas.
- Selecione pelo menos duas horas por dia para estudar, no período em que você se sente mais disposto (há pessoas que trabalham melhor à noite, outras ao amanhecer).
- Se o estudo da semana foi cumprido, o final de semana pode ser de descanso. Mas atenção: em ano de vestibular, as festas devem ser reduzidas. Busque lazer ao assistir e comentar filmes, ler revistas e procure atividades menos cansativas e culturais. As provas cobrarão questões de atualidade.
- Explique para seus amigos e familiares que este é o seu ano de vestibular e talvez você tenha de faltar a alguns compromissos sociais. 

Onde estudar
- O local onde se estuda é importante. Procure um local tranqüilo, com boa ventilação, cadeira confortável e livre de ruídos e de trânsito de pessoas para favorecer sua concentração. Se na sua casa está complicado, tente a casa da avó ou uma biblioteca.

O que estudar
- Tudo. O vestibular requer boa performance em todas as disciplinas. Evite priorizar as disciplinas de que mais gosta. Mantenha um equilíbrio e abra um pouco mais de espaço para aquelas em que você tem mais dificuldade. Avalie ainda o conteúdo das provas com maior peso na média harmônica para o seu curso e capriche nelas. O manual do candidato traz o roteiro dos conteúdos que serão apresentados nas provas. Confira no site da universidade e cumpra todas as tarefas recomendadas pelos professores.

Por que estudar
- O Ensino Superior é a principal porta para o mundo do trabalho e a independência. A oportunidade de poder estudar não deve ser desperdiçada, sobretudo em um país em que boa parte dos jovens não tem acesso. Além disso, passar no vestibular é um desafio inesquecível.

A leitura
- Comece por escolher um local tranqüilo, confortável, bem iluminado. E não se apavore em caso de não conseguir entender tudo de imediato. A compreensão vai se ampliando a cada nova leitura ou releitura.
- Não passe ao parágrafo seguinte sem ter entendido bem o anterior. Volte e releia o trecho quantas vezes forem necessárias. Mantenha um dicionário ao lado, mas procure não interromper demais a leitura. Busque também o significado geral.
- Nas leituras obrigatórias, o estudante pode abrir mão da surpresa. Leia o resumo antes da obra. É bom ter uma idéia do que se trata a história.
- Sublinhe as passagens principais. Antes da prova de literatura, você poderá relembrar rapidamente a obra lendo suas anotações no livro.
- Ao encontrar expressões ou palavras desconhecidas, busque o dicionário ou a Internet para conhecer o significado. Assim, além de aumentar seu vocabulário, você conseguirá uma correta interpretação.
- Comente a leitura, colha e dê sua opinião a quem já leu o texto.

Como estudar

Na aula
- Tomar nota é um poderoso instrumento. Não rabisque em folhas soltas. Não escreva tudo que está ouvindo, mas o que você entendeu. As anotações devem ser claras e sintéticas para que sejam compreendidas depois de algum tempo. Anotações não são resumos, mas registros de dados essenciais. Elas podem ser feitas no caderno ou no livro, ao lado do conteúdo.
- Tente não deixar a sala com dúvidas. Busque esclarecer no momento da aula ou logo em seguida.

Em casa
- Siga o horário elaborado no calendário dando preferência às matérias cujas aulas foram ou serão dadas naquele dia. Entre as duas horas de estudo diário, descanse 15 minutos. Caso você tenha mais tempo, continue mantendo os intervalos.
- Evite rádio ou CD ligados no local de estudo.
- Combine com seus amigos os horários para falar ao telefone. Desligue o seu celular e o computador enquanto estuda.
- Evite estudar deitado. O sono vem, e o trabalho se perde.
- Mantenha sobre a mesa todo o material para o período de estudo.
- Painéis com informações podem ser colados nas paredes. 4 Prefira esquemas e aquilo que deve ser memorizado.

Em grupo
Uma boa maneira de aprender é ensinar aos outros. Procure ajudar colegas sempre que solicitado e promova grupos de estudo. Confira algumas possibilidades de organização e divisão de trabalho:
- Cada um estuda partes diferentes de um assunto e traz para serem discutidas na reunião.
- Cada um estuda e consulta fontes sobre o mesmo assunto e expõe ao grupo, para uma comparação e aprofundamento.
- Cada um estuda um ponto de um capítulo e faz seu relatório ao grupo, debatendo ou respondendo a perguntas depois.

Redação
Só quem escreve aprende a escrever. A redação faz a diferença no vestibular e deve ser treinada. Um texto por semana é o mínimo que o vestibulando deve produzir. Para se sair bem, a leitura e a opinião pessoal são fundamentais. Procure ler diariamente jornais e revistas e discutir assuntos da atualidade expressando suas idéias.

Simulados
O exame simulado é uma oportunidade de treinar a concentração e ver se os métodos e hábitos de estudo o estão levando para o caminho certo. Para buscar a análise de resultados individuais, o estudante deve buscar provas inéditas e as já elaboradas pela universidade. Se a simulação for feita em casa, respeite o horário e aja como se estivesse em uma sala de vestibular. 

 
CONFIRA ABAIXO OS LINKS DAS MELHORES FACULDADES E UNIVERSIDADES DO ESTADO E DA REGIÃO:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Fale Conosco

Avenida: Monsenhor Silvestri Murari, nº 90
Vila Dr. Laurindo -Tatuí - SP
CEP: 18271-390
 

Localização

Acesso ao portal