Medicamentos na Escola

Resolução Estadual de 2002 sobre Medicamentos na Escola.

Remédio na escola?

Só se for com receita médica! Esclarece que a Resolução Estadual de 2002 proíbe qualquer tipo de automedicação nas escolas, incluindo a homeopática, que também precisa de prescrição médica, já que é uma especialidade da medicina.

Para reforçar citamos também a Resolução RDC nº 344 ( 12/05/1998 ) e seus anexos, assim como o Decreto do COREN 50.387 em seus artigos 2º e 15º, que proíbem a administração de medicamentos sem receita médica.

No Colégio Presbiteriano de Tatuí acatamos estes direcionamentos por serem Leis e por compreendermos que estamos ajudando também na conscientização sobre o perigo da automedicação e a propagação de super bactérias resistentes .

Nossos professores já conseguem reconhecer quando seus alunos estão “ diferentes e desanimados”. Estes sinais os colocam em alerta, e prontamente entram em contato telefônico com os pais e/ou responsáveis que decidirão o que será feito. Outro instrumento muito importante que nos ajuda muito é a Agenda Escolar do aluno, onde os pais podem relatar os pedidos de atenção e fazer um resumo dos sinais e sintomas que o aluno apresentou em casa e colocar a hora e posologia da medicação a ser administrada, acompanhada da Indicação Médica, ( que será fotocopiada e anexada aos documentos do aluno na enfermaria e devolvida a original aos pais ). Assim o bilhete será lido e assinado pelo professor e coordenador, que administrará a medicação com segurança. Desta forma os pais e responsáveis podem ficar tranquilos que estamos atentos às necessidades de cuidados dos alunos.

Solicitamos, ainda, que se a criança apresentou quadro de febre ou indisposição antes do período de aula que esta permaneça em casa para eventuais cuidados.

As secretarias Municipal e Estadual de Educação repassam para os colégios as determinações da ANVISA. E se for constatado que estão sendo administrados medicamentos sem prescrição medica, a instituição será punida com multas de valor que varia entre R$ 333,00 a R$ 4.700,00 de multa.

Sendo assim contamos com a colaboração dos senhores.

Atenciosamente,

A Direção.

Tatuí, 05 de fevereiro de 2015.

Anexo: